SABRE COMBAT

O Sabre Combat em Coimbra está na Light Academy! Venha experimentar e aprender mais sobre este novo desporto connosco.

A Light Academy - Clube de Coimbra é uma escola oficial de Sabre Combat.

Ensinamos a técnica tradicional de luta com espada longa, baseada no Tai Chi Chuan Estilo Wu, onde a beleza do movimento e a segurança do contacto são o objectivo central desta fusão de artes.

Seja para lazer, competição ou para demonstrações ao vivo, vem aprender esta arte marcial connosco.

Sem guiões. Sem coreografias. Puro combate.

Horário: Terça-feira (20h-21h)

Preçário: 25€/mês

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Sobre a Modalidade

O Sabre Combat é um novo desporto de combate, projectado para criar duelos épicos com belas armas de luz.

É uma oportunidade para os indivíduos se expressarem e explorarem com segurança as diversas culturas de luta com espada e bastão de todo o mundo, ao longo da história e além!

É um Desporto - seguro e competitivo.

É uma Arte - uma forma de expressão, uma viagem para a alma.

É Entretenimento - diversão para o público e diversão para os lutadores.


A Light Academy - Clube de Coimbra baseia o seu método de pedagógico de acordo com a Silver Sabres Combat Academy (Reino Unido) ensinando uma mistura única de artes marciais tradicionais e exibição de luta teatral, projectada para permitir que os alunos se envolvam em combates cinematográficos épicos durante uma competição ou exibição.

Por meio de treino e jogos, exploramos a alfabetização física e a atenção plena, praticando a disciplina e o auto-controlo em um ambiente inclusivo que atrai adultos e crianças, mulheres e homens.

História da Modalidade

A Silver Sabres Combat Academy foi fundada em Setembro 2005 no Reino Unido pelo Nick Musson e Faisal Mian. Ambos os Mestres iniciaram o seu percurso nas artes marciais na década de 80 e desde então têm desenvolvido o seu caminho durante mais de 3 décadas.

O Nick Musson estudou a Arte da Espada Europeia e foi o criador do método de combate da Geometria das Oito Esferas, que representa a tecnologia externa do método da Silver Sabres Combat Academy. O Faisal Mian é um aprendiz de sexta geração da família Wu de Tai Chi Chuan, que perfaz a tecnologia interna do método da Silver Sabres Combat Academy.

Com o tempo a Silver Sabres Combat Academy tornou-se a Academia de referência no Reino Unido. Desenvolve as suas aulas em Londres, foi uma das academias fundadores e anfitriã dos torneios LED Sabre Open Tour em Inglaterra.

Viu o seu trabalho ser meritoriamente reconhecido em Maio de 2020, quando foi oficialmente reconhecida como membro titular pelo Comité Britânico das Artes Marciais Chinesas.

Em Dezembro de 2015 foi fundada a Academie de Sabre Laser (ASL) pelas mãos de Cedric Giroux (3º Dan de Aikibudo e 3º Dan de Katori Shinto Ryu). Em 2016 juntou-se a Michel Ortiz e Olivier Hanicotte na Federação Francesa de Esgrima (FFE) para desenvolverem a metodologia de combate com Sabres de Luz LED. Em conjunto com membros graduados da FFE desenvolveram as regras para a modalidade de acordo com os padrões já existentes na Federação. No seguimento deste trabalho em 2017 aconteceu o primeiro treino dado pelo Mestre de Armas da FFE e desde então muitos mais se seguiram, tendo existido o desenvolvimento de diplomas de forma a integrar esta modalidade nos clubes de Esgrima já existentes em França.

A 27 de Maio de 2018 aconteceu o primeiro campeonato desta modalidade em França e neste momento já contavam com 92 clubes associados e cerca de 1100 atletas.

Mais tarde o resultado de todo o trabalho deu frutos e em Fevereiro de 2019 a Federação Francesa de Esgrima reconheceu a modalidade de Sabre Combat como desporto oficial!

Em Março de 2020 a Light Academy - Clube de Coimbra dá os primeiros passos nesta modalidade, formando o seu primeiro grupo de Instrutores e acolhendo o Workshop de Sabre Combat sobre a Coordenação do Mestre Faisal Mian.

É inegável o crescimento que esta modalidade tem registado por todo o mundo, existindo academias por toda a Europa, Singapura, Estados Unidos da América e Brasil. Mas sobretudo há a salientar o reconhecimento do Sabre Combat, não só como uma actividade de lazer mas, sobretudo, como Desporto e Arte Marcial.

Sport Saber League

Silver Sabres Combat Academy

Torneios Internacionais

A Sport Saber League foi fundada pelo Adrien Koch em Maio de 2015 em França e foi da sua experiência em desportos de competição que resultou o sistema da LED Sabre Open Tour (LSOT), incluindo as regras opcionais.

A LSOT começou a crescer rapidamente e pretende ser um sistema universal que tem como objectivo englobar os diversos sistemas de combate à volta de globo perante uma única bandeira.

Com o desenvolvimento do sistema de arbitragem, regras e classificação foi possível satisfazer e concretizar um torneio que englobasse todos os diversos estilos de combate com Sabres de Luz LED debaixo da mesma chancela. Existem normas definidas para os Sabres de Luz LED, para o Equipamento de Protecção (máscara e luvas), para a Arena de Combate, sistema de pontuação e faltas.

Os torneios LSOT têm sido realizados no Reino Unido, na França e com a representação da Light Academy - Clube de Coimbra está previsto no futuro existirem também em... Portugal!

Gostaria de saber mais sobre esta modalidade?